Alcoolismo em STP

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool.

Em São Tomé, não se conhece a verdadeira dimensão deste problema, mas os sinais são preocupantes. Por isso, é imperioso esclarecer, a vários níveis a dimensão real e as gravosas consequências deste fenómeno social e avaliar as suas causas e motivações, programar medidas ajustadas e efectivas de índole preventiva.
É necessário que se tome medidas apropriadas, que conduzam à erradicação ou atenuação sensível deste problema.

A dependência de bebidas alcoólicas é hoje considerada uma praga mundial que a sociedade contemporânea tem se mostrado totalmente incapaz de combater.
O alcoolismo está hoje entre as principais doenças sociais, provocando enorme morbilidade e mortalidade.

A pobreza socio-económica e cultural da população são-tomense, o desemprego, os problemas emocionais e familiares, tem levado um número cada vez maior de pessoas a buscar refúgio no álcool.

Este problema social é grave e muito preocupante. É que as alterações comportamentais associadas ao alcoolismo facilitam comportamentos de risco tais como: as relações sexuais não protegidas, relações com múltiplos parceiros, a toxicodependência, HIV e aumento de risco de comportamentos marginais


É muito difícil de compreender e aceitar a falta de medidas eficazes para a melhoria socio-económica, cultural e educacional da população. Desses factores dependem o êxito da luta contra os problemas sociais

É necessário que haja uma maior responsabilidade social por parte do dos dirigentes e da sociedade civil em geral

Especialistas no assunto de todo o mundo estão cada vez mais convencidos de que o combate dessa verdadeira doença social tem que passar por trabalho de prevenção e de consciencialização de seus malefícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BUROCRACIA EM SÃO TOMÉ E PRINCIPE

A Nova Rota da Seda – Importância Estratégica de São Tomé e Príncipe na Rota Atlântica

Papel do estado na educação