IDR, RSE e PED

IDE e RSD nos PED

O investimento directo estrangeiro é um instrumente importante na ajuda ao desenvolvimento, porque promove a transferência de tecnologia, formação e recursos humanos para os PED. Constitui uma forma de colmatar o baixo nível de poupança doméstica dos PED, que constrange o processo de acumulação de capital e de industrialização. Mas, o IDE tem que ser analisado com precaução, tentando ver até que medida é que o ide está conducente com a RSE. Como aumentar o investimento privado e as parcerias público privado e ao mesmo tempo a responsabilidade social das empresas no PED. Isso implica que se tenha um quadro de regulação de IDE mais orientado para os problemas de desenvolvimento.

A atracão do ide, dado o nível de pobreza e da corrupção que existem nos PED, leva com que muitas vezes não se tem a preocupação com os impactos ambientais das actividades das empresas. É que os factores de governação que preocupam os investidores internacionais são muito diferentes dos que se relacionam com as questões da pobreza. Mesmo quando essas empresas têm alguma preocupação social, nomeadamente, financiando creches e escolas etc., pode não ser suficiente, visto que muitas vezes as lógicas que estão por de traz pode ter um impacto ambiental negativo. Por outro lado, o IDE pode destruir as empresas locais gerando uma lógica de dependência das empresas nacionais.

O tempo e o ritmo que a liberalização tem vindo a tomar são mais rápido que o tempo necessário para a produção de quadro de regulação, dai que muitas vezes não existem quadro legal que permita uma regular fiscalização das actividades das empresas. Por outro lado, a própria estrutura que existe nos PED é muito fraca e não tem capacidade de monitorizar as actividades da empresa.

A RSE tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante dentro das empresas, sobretudo as grandes empresas. Não pode ser visto de forma marginal só para efeitos de marketing mas, tem que corresponder as praticas dos actores.


Wilson Bragança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BUROCRACIA EM SÃO TOMÉ E PRINCIPE

A Nova Rota da Seda – Importância Estratégica de São Tomé e Príncipe na Rota Atlântica

Papel do estado na educação