Mudança de valores na sociedade

Mudanças de valores na sociedade são-tomense

Falar da mudança dos valores na sociedade é uma tarefa complexa, sobre a qual temos que procurar manter um olhar distanciado e desapaixonado, sob pena de fazermos juízos de valores e não a sua análise.

Para procedermos uma análise aos valores importa, antes de mais, clarificar o conceito. Valor é a maneira de ser ou de agir que uma pessoa ou colectividade reconhece como ideal e que faz com que as condutas dos seres humanos, aos quais é atribuído, sejam desejáveis, estimáveis ou não. A sociedade tem um conjunto de valores e padrão e consoante estes valores a conduta do indivíduo pode ser considerado desejável ou não. Portanto, é um ideal que inspira e norteia a maneira de ser e de agir de uma pessoa.
As normas que pautam a vida dos homens numa sociedade, determinando os seus comportamentos e atitudes são elaboradas tendo em conta o sistema de valor que norteia essa mesma sociedade, assegurando, o necessário equilíbrio e a coesão social.
O valor assume as seguintes características:
- Situa-se na ordem do ideal e não dos objectos concretos ou dos acontecimentos. Apesar de se apresentar como um ideal, o valor manifesta-se, de forma real, nas coisas ou nas condutas.
- Inspira as condutas. Muito dos modelos de condutas são normas de conduta inspiradas na noção de valor
- É relativo. É sempre específico de uma sociedade e de uma época.
- Encontra-se disposto segundo uma ordem ou escala hierárquica. Significa que os sujeitos e as colectividades, dentro do universo dos valores, optam ou decidem-se por aqueles valores que são mais conformes que outros ao seu ideal de vida, à sua visão do mundo, à ideia que fazem da natureza, do homem e do seu destino.

Muitas vezes se confunde o valor com o juízo de valore, no entanto são completamente distintos. Por um lado, o valor é sempre anterior ao juízo de valor que inspira. Por outro lado, um juízo de valor é sempre inspirado em valor
Os valores não se perdem, transformam-se, contrariamente àquilo que a maioria das pessoas propalam. Esta afirmação é em si, muitas vezes, portadora de juízo de valor.
Os factores que influenciam directamente na mudança de valores são, de entre outros:
- Os midias – têm uma importância fundamental na estruturação da sociedade, especificamente quanto à construção e desconstrução de hábitos e práticas.
- Emigração, migração.
- Integração das economias, dos estados e dos povos.
- Desintegração das famílias e das comunidades.

Frequentemente ouvimos falar “ah, no meu tempo, isso não era assim, no meu tempo, isso não era assado”, evocando valores que por vezes, já não são desejáveis à sociedade actual.

A sociedade tem sempre valores. o que acontece é que esses valores ainda não estão compreendidos ou bem definidos, ou mudam a um ritmo bastante acelerado e escapam à compreensão do senso comum.

São Tome e Príncipe está num período de crise, de transição, em que os antigos valores estão desaparecendo e os novos valores ainda não se afirmaram. é um período de crise, de inexistência de referências e de orientação. Portanto, é um período conturbado e de desorientação.

Comentários

Anônimo disse…
Olá, gostei muito do seu blog, um espaço cheio de boas informações.

Lia.

(Brasil - Fortaleza CE)
Joel disse…
comé grande homem, o teu blog ta doce, visito ele a bastante tempo nas minhas pesquisas cintíficas para os trabalhos na universidade e sempre me dou bem. tens me ajudado muito. gostaria de te conhecer meolhor e est´s nos meus sonhos depois da graduação conhecer são tomé.abraços
Joel disse…
comé grande homem, o teu blog ta doce, visito ele a bastante tempo nas minhas pesquisas cintíficas para os trabalhos na universidade e sempre me dou bem. tens me ajudado muito. gostaria de te conhecer meolhor e est´s nos meus sonhos depois da graduação conhecer são tomé.abraços

Postagens mais visitadas deste blog

BUROCRACIA EM SÃO TOMÉ E PRINCIPE

A Nova Rota da Seda – Importância Estratégica de São Tomé e Príncipe na Rota Atlântica

Papel do estado na educação